sexta-feira, 19 de agosto de 2016

50º aniversário do Festival de Vilar de Mouros Será um novo «nascer»?




Já se entrou na contagem decrescente do mítico festival em Portugal ou o Woodstock à portuguesa, assim apelidado é o Festival de Vilar de Mouros.
A sua história já foi escrita e lida por muitos. Mas, saberá tudo? Hoje o assimassim além da apresentação do evento programado para este ano, também revela mais da sua história.
Este ano o Festival de Vilar de Mouros acontece entre 25 e 27 de Agosto, e assinala-se o 50º aniversário do mesmo.
Inevitável é falar do homem que criou o Festival de Vilar de Mouros, o médico António Barge. Ele aliou as suas duas paixões: o Minho e a música. Em 82 ficou célebre a frase de António Barge: « Queremos em Vilar de Mouros “…loucura, loucura controlada».
Também este festival foi marcado pelo regime a oposição. Em 68 a PIDE recebeu relatórios sobre as canções proibidas cantadas em coro por Zeca Afonso e pelo público.
Cresceu, a forma como se impôs, e as vezes que tombou também marcam a história deste festival, que agora se pretende que renasça.
Neste ano em que celebra o 50º aniversário, nasce novamente o Festival Vilar de Mouros, e isto contra todos os prognósticos ou visões sebastianas que foram relatadas nos últimos tempos.
A edição de 2016 decorre entre 25 e 27 de Agosto. Os bilhetes já estão à venda. O bilhete diário custa 25€ e o passe de 3 dias, 50€.
«A ideia é proporcionar uma experiencia que vá além da música... No intervalo dos concertos, as pessoas podem comer a melhor lampreia, o melhor bacalhau ou cabrito do Alto Minho», aponta a organização.
Estão programados dois palcos, um deles com entrada gratuita, e tendo acesso à área de restauração.
festival de Vilar de Mouros foi organizado pelo consórcio "Surprise and expectations", constituído pelas empresas "Probability Makers" e Metrónomo. O presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, declarou que o evento foi pensado para "um público familiar" e dará "grande destaque" à gastronomia com a presença de alguns restaurantes típicos da região.
No que a música respeita, aqui fica o cartaz e as bandas nos respectivos dias:
-
25 Agosto
ANTÓNIO ZAMBUJO
PETER MURPHY
HAPPY MONDAYS
THE LEGENDARY TIGERMAN
PETER HOOK
MANUEL FÚRIA E OS NÁUFRAGOS
-
26 Agosto
OMD (ORCHESTRAL MANOEUVRES IN THE DARK)
DAVID FONSECA
ECHO & THE BUNNYMEN
MILKY CHANCE
LINDA MARTINI
NEEV
-
27 Agosto
BLASTED MECHANISM
THE WATERBOYS
TINDERSTICKS
BOMBINO
TIAGO BETTENCOURT
SAMUEL ÚRIA
 -
Acesso gratuito à área do Palco histórico.
Abertura das portas: 16:00
Início dos Espectáculos no palco principal: 19:00


Sem comentários:

Enviar um comentário

É tempo de descanso! …

O Agosto chegou e com ele o esperado descanso! … Sim, porque também nós precisamos de descansar, mas sempre atentos ao que passa no nosso co...