sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Estado olha por fortaleza da Ínsua

Este foi um tema já abordado pelo assimassim … Na altura, e devido ao Estado ter cedido ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e disto já passou uma década, enviamos inumeríssimos emails ao presidente do referido instituto mas que ficaram sem resposta. A este instituto cabia a manutenção do monumento, entre outros aspectos de relevância.
Já na altura Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, confidenciava-nos a sua preocupação e adiantava que a « deteriorização do forte» e salientava que « Já tive ocasião de o dizer em diversos fóruns, continuo a chamar a atenção para o facto em reuniões privadas e em aparições públicas e espero que possa surgir um projecto mais concreto, primeiro, e o apoio do Estado depois».
Recentemente chegou a boa nova que o Estado português pretende lançar um programa Revive para dar nova vida a património sem utilização e/ou degradado. O objectivo passa por um concurso para ser convertido num projecto turístico, no âmbito do programa Revive.
O actual líder do município caminhense respirou de alívio e acrescentou que « estão reunidas as condições para, dentro das regras definidas e com respeito pelo passado monumental do Forte da Ínsua, darmos a oportunidade aos investidores para resgatarmos um património que é um emblema do concelho de Caminha”».
O projecto “Revive” é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças, que abre o património ao investimento privado para desenvolvimento de projectos turísticos.
Será desta que a fortaleza da Ínsua volta a respirar vida? Miguel Alves está confiante e acrescenta que « hoje temos condições para aproveitar melhor aquela monumentalidade, sobretudo no quadro de um concelho apostado no turismo e na preservação do património e especialmente quando estamos a candidatar o estuário do rio Minho a Paisagem Cultural da UNESCO
Forte da Ínsua é um monumento nacional construído entre 1649 e 1652 e encontra-se numa pequena ilha rochosa, na foz do Rio Minho, perto da costa.



Sem comentários:

Enviar um comentário

É tempo de descanso! …

O Agosto chegou e com ele o esperado descanso! … Sim, porque também nós precisamos de descansar, mas sempre atentos ao que passa no nosso co...