sexta-feira, 17 de março de 2017

Travessa do Teatro: uma «vitória» ou «eleitoralismo»?

«Zorro», foi, tal como na tela de cinema, um justiceiro que tentava pelas suas mãos proteger os desfavorecidos , o Zorro de Vila Praia de Âncora, que ninguém conseguiu identificar como pessoa ou pessoas, pois muito se diz, teve como uma das suas missões lutar contra o encerramento da passagem de nível na Travessa do Teatro, em Vila Praia de Âncora.
Agora a missão foi cumprida! … No passado dia 17 de Março, foi lançado o concurso que compreende a construção de uma Passagem Inferior Pedonal na Linha do Minho, na zona da Travessa do Teatro. A obra está prevista iniciar no quarto trimestre deste ano.
A obra vai custar cerca de meio milhão de euros e culmina um longo processo de negociação.
« hoje é um dia bom para Vila Praia de Âncora. Hoje é um dia de contentamento para todos quantos gostam verdadeiramente da sua terra, de todos aqueles que sabem que se cumpriu um anseio antigo da população. Hoje, quem tem responsabilidade política e é livre, não subjugado a valores menores, comparece e alegra-se com esta enorme vitória de todos os ancorenses», referiu Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha.
O autarca local, ainda, sublinhou como sendo uma « vitória do povo que muitos não acreditavam».
Por sua vez, o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, lembrou que a « região espera “há décadas” por estas obras, que vão permitir, nomeadamente, reduzir o tempo do trajecto e baixar entre 20 a 30 por cento o custo médio dos fretes de carga.
O actual executivo considera que em 2013 se cometeu um erro após a câmara ter cortado relações com a REFER, sublinhando Miguel Alves que se optou por « insultar e cortar relações com a REFER quando era com a REFER, naquele momento, com quem mais deveria dialogar para encontrar uma solução. Acabámos 2013 de relações cortadas, sem um compromisso, sem uma decisão, sem uma solução para Vila Praia de Âncora. Nada. Não havia nada acordado entre a Câmara Municipal de Caminha, a REFER ou o Governo. Mais: não havia diálogo, por vontade de quem geria o Município.


«Eleitoralista», acusa o PSD

A oposição social-democrata do concelho de Caminha faz saber em nota de imprensa que o encerramento da passagem de nível na Travessa do Teatro, em Vila Praia de Âncora, data de 1980, « quando o executivo socialista da altura, à revelia  da população, assinou um protocolo de encerramento das passagens de nível no concelho».
Por outro lado, recorda que o actual presidente do município caminhense, Miguel Alves, há 4 anos que « usou este argumento como bandeira eleitoral em Vila Praia de Âncora, dizendo à população que se ganhasse as eleições iria abrir aquela passagem de nível no dia seguinte.
Mas, salienta o PSD, que o anterior executivo conseguiu a « certeza de que esta passagem iria ser reaberta aquando da eletrificação da Linha do Minho ». Portanto, « fosse quem fosse o executivo camarário em funções  a esta altura , esta abertura iria ser realizada».
«Vitória» ou «eleitoralista», a verdade é que o anseio da população de Vila Praia de Âncora será realidade …

Sem comentários:

Enviar um comentário

É tempo de descanso! …

O Agosto chegou e com ele o esperado descanso! … Sim, porque também nós precisamos de descansar, mas sempre atentos ao que passa no nosso co...