sexta-feira, 10 de março de 2017

Aprender e crescer no voluntariado - lema da Escola e jardim de infância de Caminha

A dinâmica, aprendizagem e o crescimento são pauta dos pequenos da Escola primária e do jardim de infância de Caminha. Alunos e professores tem visto o seu esforço recompensado nos vários projectos onde tem participado e prémios não tem faltado …
Este ano, inserido no projecto da Fundação Vox Populi, o tema escolhido foi o voluntariado. Com o objectivo de elaborar o seu projecto foi definido contactar duas instituições em que o voluntariado se destaca, sendo: o Rotary Club de Caminha e a Associação Humanitária dos Bombeiros Municipais desta vila.
Entre feiras, questionários e outras iniciativas o entusiasmo tem sido uma constante … O assimassim foi conhecer um pouco mais do projecto, o que se pretende e quais os objectivos. Manuela Costa, educadora de infância, refere como os alunos, professores e educadores se entregam no projecto e como tal é fundamental e importante no crescimento e aprendizagem destes pequenitos …



Assimassim - A EB1/JI de Caminha, com os alunos do pré-escolar e 1º ciclo, participam este ano mais uma vez na iniciativa da Fundação Vox Populi. A escolha do tema recaiu no voluntariado, porquê?
Manuela Costa – Todos os anos a Fundação Vox  Populi  lança um tema para as escolas trabalharem. Há dois anos o tema foi “A origem das coisas”, no ano passado foi “Gente da nossa terra” e este ano o tema é “Os Portugueses e o Voluntariado.

- Aa – Foram escolhidas as associações do Rotary Club de Caminha e os Bombeiros Voluntários. Porquê?
MC – Os alunos começaram por fazer um levantamento dos grupos existentes que fazem voluntariado na nossa vila e com base nisso fizeram uma votação para escolherem as associações que iam estudar.

- Aa – Que se pretende com a elaboração deste trabalho?
MC – O projecto Rato de Biblioteca da Fundação Vox Populi baseia-se numa metodologia de ensino que propõe o uso dos estudos de "Desk Research" como instrumento pedagógico para incrementar a literacia. Pretende também desenvolver o sentido de cidadania dos alunos, através da consciencialização para as realidades envolventes, e da mudança de atitude que esse conhecimento pode implicar.
 Cada grupo deverá estruturar o seu trabalho escolhendo uma “Causa” que faça com que exista voluntariado na sua terra, zona e investigar sobre a mesma, conhecer o significado da “Causa”, quem são os beneficiários dessa “Causa”, como é desenvolvida, qual a dimensão, a abrangência, a importância dessa “Causa”, qual o alcance da sua acção, qual o papel do voluntário nesse contexto, qual a sua importância para o desenvolvimento da “Causa”, qual o papel do voluntário, qual a importância do seu trabalho, quais as características do voluntário dessa “Causa”, etc. e depois compararem-no(a) com outra “Causa” de outra zona ou da mesma, mas que seja realmente diferente e que seja um exemplo.
Concretamente em relação ao nosso estudo que tem por tema “A roda 24-Dar de si antes de pensar em si” os alunos consideraram importante:
> Conhecer o significado de voluntário
* Descobrir o que é ser voluntário
* Conhecer quais são os locais no concelho de Caminha em se podem fazer voluntariado
* Identificar se nas famílias dos alunos existem pessoas que praticam voluntariado
* Conhecer o tipo de voluntariado praticado pelas famílias da escola

> Conhecer a instituição dos Rotary de Caminha
* Descobrir quando foi fundado o Rotary de Caminha
* Descobrir quem foram os fundadores do Rotary de Caminha
* Conhecer as razões que levaram à fundação dos Rotary de Caminha
* Saber quais são os estatutos que regem os  Rotary de Caminha
* Descobrir qual é a missão dos Rotary de Caminha
* Descobrir o que torna os Rotary de Caminha diferentes de outras instituições
* Saber como trabalham os Rotary de Caminha
* Descobrir quais são as causas apoiadas pelos Rotary de Caminha
* Saber como usam os Rotary de Caminha os seus recursos financeiros
* Recolher testemunhos dos Rotary do concelho de Caminha
* Recolher testemunhos das pessoas ajudadas pelos Rotary Caminha

> Conhecer os símbolos dos Rotary (Roda Rotária, Distintivo, Bandeira Rotária, Sino e Malhete)
* Descobrir quais são os símbolos dos Rotary
* Descobrir o significado de cada símbolo dos Rotary
* Construir uma maquete com os símbolos dos Rotary.

> Comparar a Instituição dos Rotary Caminha com os Bombeiros Voluntários de Caminha
* Descobrir quando foram fundados os Bombeiros Voluntários de Caminha
* Descobrir quem foram os fundadores dos Bombeiros Voluntários de Caminha
* Conhecer as razões que levaram à fundação dos Bombeiros Voluntários de Caminha
* Saber como trabalham Bombeiros Voluntários de Caminha
* Descobrir as causas apoiadas pelos Bombeiros Voluntários de Caminha
* Descobrir as ações que os cidadãos podem ter para ajudar os Bombeiros Voluntários de Caminha
* Descobrir o que é ser Bombeiro Voluntário
* Conhecer os deveres, direitos e regalias dos Bombeiros Voluntários
* Saber o que é necessário fazer para ser um Bombeiro Voluntário
* Recolher testemunhos dos Bombeiros Voluntários de Caminha
* Recolher os dados necessários para comparar os Rotary Caminha com os Bombeiros Voluntários de Caminha.

Aa – Concretamente, como tudo será desenvolvido?
    MC – A escola irá ao longo do ano lectivo levar a cabo as seguintes campanhas de solidariedade: fazer uma caminhada solidária; recolher alimentos para cabazes de Natal; promover um jantar solidário para ajudar os Rotary; promover um peditório para a liga contra o Cancro; promover um peditório para a AMI; vender compotas para os Rotary Caminha; recolher brinquedos e roupas usadas para os mais necessitados; realizar actividades com os idosos dos lares do Concelho de Caminha (contar histórias, fazer pintura…; participar na feira Quinzenista para angariar donativos para os Rotary Caminha; realizar um peditório para a instituição dos Bombeiros Voluntários de Caminha; reflorestar uma zona do concelho de Caminha com árvores autóctones
     A Escola ao longo do desenvolvimento do projecto irá realizar as seguintes actividades: visitas de estudo à sede dos Rotary de Caminha ao quartel dos Bombeiros Voluntários; e também à Biblioteca Municipal de Caminha. Estando também previsto visitas de estudo à vila de Caminha e, ainda, um Simulacro de incêndio na escola
Aa – Que foi feito até à data?
MC – Na prática foram realizadas diversas entrevistas na escola, nas instituições estudadas e até na rua , visitas de estudo, pesquisas, campanhas de recolha de alimentos e de roupa e sua distribuição, diferentes actividades para recolha de donativos, acções de sensibilização referentes a socorrismo e actuação em situações de emergência, ajuda em campanha de reflorestação, actividades com idosos, maquetes dos símbolos do Rotary e diversas maquetes de carros dos bombeiros.

Aa – Que iniciativas futuras estão previstas nesta acção de voluntariado?
MC – Ainda pretendemos fazer uma visita guiada ao quartel dos bombeiros para que os alunos conheçam melhor a realidade da Corporação, realizar um simulacro de incêndio na nossa escola, e realizar um jantar de divulgação do projecto a toda a comunidade onde contaremos com a presença de elementos da Fundação Vox Populi, da autarquia e do nosso Agrupamento.

- Aa – Quando deve estar concluído o projecto?
MC – Até ao final de maio o projecto já deve estar concluído.

Aa – Que expectativas têm sobre o mesmo?
MC – As expectativas são sempre muito boas porque se percebe que os alunos estão muito envolvidos no projecto.
Aa – Que prémio está previsto nesta categoria?
MC – Categoria pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico:
a) Para o melhor trabalho selecionado o valor monetário de 800 Euros;
 b) Para o trabalho com maior participação dos alunos o valor monetário de 500 Euros.
 c) Para a melhor Comunicação/apresentação o valor monetário de 500 Euros

Aa – Inserido na Fundação Vox Populi que prémio já conseguiu a escola?
MC – Nós só começamos a concorrer há dois anos. No ano lectivo 2014/2015 e nesse ano o Jardim de Infância de Caminha conseguiu logo o prémio do melhor trabalho com o tema “a lampreia do Rio Minho”ex aequo com a Escola de Ovar, no ano 2015/2016 conseguiu o prémio do melhor trabalho, melhor apresentação e maior envolvimento com o tema “As outras caras do bacalhau”.

Aa – Como estão os alunos a receber e reagir a esta iniciativa?
MC – Os alunos estão muito empenhados e querem sempre saber mais e mais. O envolvimento dos alunos no projecto é mesmo muito bom. Os pais também apoiam, envolvem-se ajudando muito e estão sempre abertos a todas as nossas iniciativas e a comunidade em geral tem nos recebido mesmo muito bem.

Aa – Esta é aposta que deve ser feita no ensino em Portugal, como forma de incentivar os alunos e jovens?
MC – No projecto os alunos é que lançam as ideias, dizem o que querem saber, escolhem a melhor forma para atingirem os objectivos propostos, preparam entrevistas, planeiam as actividades e as iniciativas. Os alunos fazem as pesquisas e registam toda a informação. Esta é uma forma de trabalhar um tema de forma transversal abordando diferentes ´+áreas do saber mas com a vantagem de ser tudo construído por eles.
Aa – E o papel do professor? MC – O professor é apenas um mediador em todo este processo. Vai ajudando os alunos, apoiando as suas ideias e por vezes agilizando os processos mais burocráticos como por exemplo enviando as comunicações e os pedidos dos alunos para a câmara Municipal. Para a Junta de Freguesia, para as Associações porque no projecto toda a comunidade é envolvida.
O professor aprende também muito porque o conhecimento vai-se construindo ao longo do projecto e há sempre dúvidas que precisam ser esclarecidas, há sempre estratégias que precisam ser melhoradas por isso o projeto tem os seus objetivos mas ao longo do tempo podem ser ajustados à realidade que vamos conhecendo.



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