sábado, 3 de setembro de 2016

«Pretenciosa, abusiva e falta de ética» Acusam as juntas do Vale do Âncora



Com o encerramento da Ancorensis as manifestações, comunicados e notas de imprensa foram uma constante. No entanto, os autarcas de Âncora, Riba d’Âncora, Gondar/Orbacém e Vile demarcaram-se do comunicado da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora isto porque «« não lhe reconhecem competência para se pronunciar em nome das suas freguesias , à mais completa revelia destas». E, ainda, consideram que tal acção é « « pretensiosa, abusiva e reveladora de falta de ética institucional, que deve nortear e imperar entre instituições que trabalham para as mesmas causas públicas».
Neste «comunicado conjunto«», assim intitulado, apelam à « serenidade e trabalhar colectivamente no sentido de colmatar as dificuldades»que o encerramento «precoce» da Ancorensis.
Mas estes autarcas locais do concelho de Caminha, também acusam a cooperativa de ensino e referem ser « inaceitável que a Ancorensis possa no dia 27 de Julho passado, em reunião de Pais, ter assegurado a continuidade do ensino a 247 alunos e no dia 30 de Agosto anuncie o encerramento desta prestigiada escola». Por outro lado, não deixam de mencionar que o encerramento da Ancorensis é uma «má notícia» para o Vale do Âncora, Vila Praia de Âncora e concelho de Caminha pois constituiu um «factor de coesão e de qualificação de muitas gerações.
Mas, recordam que « a perda de alunos tivesse uma consequência nefasta junto da Ancorensis que só entre 2010 e 2013 perdeu mais de 300 alunos e despediu cerca de 100 pessoas. Agora, entendeu a Ancorensis não ter mais condições para continuar a leccionar e fê-lo num tempo que cria uma grande instabilidade nas famílias, a pouco mais de uma semana do início das aulas.
Também é desmentido que ao contrário do referido no comunicado da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora os autarcas « foram chamados a conhecer as obras e as instalações da nova Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora de modo a conhecer as condições em que os alunos do concelho poderiam ser recebidos já este ano lectivo». E salientam que a junta de Vila Praia de Âncora também foi convidada, mas « não se fez representar».

Sem comentários:

Enviar um comentário

É tempo de descanso! …

O Agosto chegou e com ele o esperado descanso! … Sim, porque também nós precisamos de descansar, mas sempre atentos ao que passa no nosso co...