quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Festa da Srª da Assunção



Decorreu durante os dias 12, 13, 14 e 15 últimos mais uma edição das festividades em Honra de Nª Sr.ª da Assunção na Freguesia de Âncora.
Foram muitos os Patrocinadores empresas, casas comerciais e colaboradores que possibilitaram a realização deste evento e que aqui se torna difícil de referenciar mas a quem reconhecidamente se agradece.
Como património que fica para os vindouros, Paula Geraldes ofereceu uma Arca vertical para apoio da festa e de todas as iniciativas que venham a ser realizadas por outras entidades da Freguesia que dela necessitem,  e obviamente a requisitem, uma vez que ficará à guarda da comissão fabriqueira .
Igualmente para apoio das entidades da Freguesia,
Os mordomos deixaram um serviço de loiça com 100 peças complementado com talheres, também este à guarda da Comissão Fabriqueira, que deverá ser facultado sempre que seja requisitado, pois foi através dos donativos da freguesia que estes utensílios foram adquiridos.

O Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora, deu início ao despertar das atividades com as tradicionais arruadas, foi um parceiro de inestimável valia, quer pela grande disponibilidade evidenciada na colaboração para  angariação de fundos, quer pelas prestações musicais interpretadas. 
A animação noturna arrancou com o Concerto de Canto Sacro Espiritual com música instrumental, protagonizado por Jovens da terra.
 A inconfundível e incomensurável voz de Tânia Esteves,  deu ênfase  ás brilhantes interpretações musicais de Filipe Gomes  (Violoncelo),  Vítor Brás  (Violino),  Miguel Laranjeira  (Violino) e Sidónio  (Violino), transmitindo aos presentes o êxtase da música sacro e qualidade dos intérpretes.


Os irmãos Ricardo e Pedro Gomes,  também estes da casa, deram continuidade à animação agregando os presentes.
A noite de Sábado dia 13, muito animada, pela banda Anabela e as Top Girls,  conseguiram transmitir alegria e energia aos muitos presentes, que contagiados por músicas apelativas deram largas à cada vez maior necessidade de conviver em comunidade, transformando a noite num autentico momento de bem estar, que terminou com uma breve sessão de fogo-de-artifício.
O domingo foi um dia de agradáveis surpresas em que o Grupo de Bombos de Poiares Ponte do Lima percorreu diversos lugares da Freguesia numa arruada muito apreciada. Pelo famoso Rancho Folclórico Pinheirinhos de Monção,  que passeou classe em palco, nomeadamente com a original coreografia  apresentada,  um envolvimento etnográfico muito completo revelador de grande qualidade deste Grupo Alto Minhoto.
 Estes  intercalaram a sua actuação, com o Grupo amador Los Gazules de Cádiz (Espanha), que foram graciosamente alojados na Casa da Torre, fizeram entoar o seu Folclore (O Flamenco), uma novidade por estas paragens, que rapidamente contagiou e agregou participantes resultando em autentica diversão.
O serão foi  abrilhantado pela Orquestra Património, que numa fase da noite em que reinava a animação deram inexplicavelmente  por terminado o baile deixando a todos atónitos. Também esta concorrida noite terminou com uma grande sessão de fogo-de-artifício, a cargo da Âncora Fogos, que levou o imenso público a uma fazer soar uma enorme salva de palmas.

A Igreja Paroquial apresentava-se majestosa, foi engalanada por Dulce Freitas e seus pares, como habitualmente o faz. Ano após ano estas Ancorenses dão largas à sua imaginação e obtém autênticas obras de arte, com que presenteiam os admiradores.


Os andores fornecidos pela Casa Sales,  que fizeram da Majestosa Procissão o momento alto dos actos religiosos foram carinhosamente trabalhados pela equipa da  Xana Montes, que conseguiu.



A Segunda-feira dia 15 foi inteiramente dedicada à Padroeira Sr.ª da Assunção, com os actos religiosos a iniciar com as primeira e comunhões solenes, no período matinal, numa Igreja linda ornamentada com os arranjos e a mestria da Ancorense Dulce Freitas.
À tarde, sob a égide de Eugénio Afonso Parente que foi o Juiz da Festa, desenvolveu-se a majestosa Procissão imponentemente encabeçada por três grandes cavaleiras da Freguesia. Estas jovens fardadas a rigor  (Beatriz Rocha, Marisa Esteves, Mariana Brito)  e as suas belíssimas montadas gentilmente cedidas pela Viana Equestre,  emprestaram a este acto de devoção e nobreza que à Sr.ª da Assunção se lhe reconhece e é devida.
No decurso desta, no escadório do Cruzeiro Paroquial, foi declamado o sermão à Sr.ª da Assunção por sua reverencia o Sr. Padre Jorge Barbosa, que proferiu palavras nobres que engrandecem a religião católica, cativando a atenção dos crentes prestou grande homenagem à Sr.ª da Assunção.
Após este, ​continuando o percurso de recolha à Igreja, com passagem pela Capelinha da Sr.ª dos Esquecidos,  foi muito grato poder apreciar a inexplicável beleza e simplicidade, a coordenação dos conjuntos de flores naturais que ornamentavam os Andores, que se identificavam com os sentimentos e devoções a cada um dos Santos. Algo inolvidável que a Xana Montes acompanhada de jovens como a Rita Brandão, conseguiu com carinho, dedicação e muito trabalho.


O compasso foi superiormente acompanhado pela Exmª  Fanfarra do Centro social e Paroquial de St.ª Marta de Portuzelo, que na despedida fez honras meritórias aos paroquianos.

A todos, os Mordomos, sentem falta de capacidade para prestar os devidos agradecimentos, apenas podem fazê-lo, tendo-os num cantinho do seu coração. 
Certamente Ficarão:
Bem Hajam

Sem comentários:

Enviar um comentário

É tempo de descanso! …

O Agosto chegou e com ele o esperado descanso! … Sim, porque também nós precisamos de descansar, mas sempre atentos ao que passa no nosso co...