sábado, 7 de janeiro de 2017

Obra do Cais da Rua uma realidade

A boa nova chegou na semana que terminou e encheu de «orgulho» a classe piscatória de Caminha. Passaram décadas e anos, concretamente 40 anos, que os pescadores lutavam para melhores condições e segurança na prática da sua profissão.
Recentemente, no Orçamento Participativo de Caminha decidiram e em «união» candidatar uma obra para o cais da rua e colocação de um guindaste no valor de 35 mil euros. O sonho começou a rumar até ser um dos projectos seleccionados para sua realização.
Augusto Porto, presidente da Associação de Pesca do rio Minho e mar, destacou o quanto « meritório é este desenlace, mas esta obra só é possível com apoio incondicional de toda a comunidade piscatória e seus amigos, entenda-se amigos como todos aqueles que durante a campanha dos orçamentos participativos estiveram connosco e pela nossa causa.  Este pescador destacou, ainda, o trabalho árduo que foi necessário desenvolver, mas que chegou a bom porto porque « nós demos as mãos e navegamos num só rumo, dando as remadas certas para sermos ouvidos».
Esta candidatura foi aprovada no âmbito da Polis Litoral Norte, no valor de quase 900 mil euros, financiado pelo Programa Operacional Mar 2020 em 75.
Esta intervenção tem como objectivos: o aumento da área do “plateau” do cais de forma a possibilitar, não só uma maior arrumação de embarcações em seco (para actividades de manutenção/reparação) como o incremento da capacidade de manuseamento de aprestos de pesca; a melhoria das condições de uso da rampa-varadouro; o incremento da capacidade de atracação, nas devidas condições de segurança, e uma maior aproximação do cais ao canal de navegação (onde os fundos batimétricos são mais favoráveis, principalmente para embarcações de maiores dimensões); e uma perspectiva de funcionamento e indissociável convivência com a população local e turistas, consentânea com a nova e moderna Marginal de Caminha que no futuro próximo o município caminhense pretende tornar realidade.
O presidente da Câmara Municipal de Caminha. Miguel Alves, mostrou-se imensamente feliz por « o ano começa da melhor forma para Caminha. Há décadas que a marginal de Caminha não tem uma intervenção de fôlego; há décadas que os pescadores reclamam a melhoria das suas condições de trabalho. Finalmente, vamos conseguir. Esta é uma vitória de toda a comunidade mas é, sobretudo, uma vitória dos pescadores que se mobilizaram para participar na elaboração do projecto do novo cais com a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia, a Polis Litoral Norte e a Capitania de Caminha, em primeiro lugar, e depois através da votação no Orçamento Participativo de Caminha que permitiu encontrar uma primeira verba para podermos avançar com as obras. No concelho de Caminha o paradigma de intervenção mudou: agora os resultados não se ficam pelas imagens do powerpoint, agora os resultados são concretos e servem o interesse das pessoas».
O sonho tornou-se realidade para uma classe que sempre lutou em terra e no mar …






Sem comentários:

Enviar um comentário

É tempo de descanso! …

O Agosto chegou e com ele o esperado descanso! … Sim, porque também nós precisamos de descansar, mas sempre atentos ao que passa no nosso co...