sexta-feira, 30 de junho de 2017

Cais da Rua e a concretização de um sonho


A classe piscatória de Caminha sempre reivindicou que o Cais da Rua fosse alvo de uma recuperação, um sonho que foi perdurando no tempo e em sucessivos alertas para as más condições em que exerciam o seu trabalho. Mas, o tempo passou e agora tudo indica que o sonho será concretizado após 40 anos! ...
No passado dia 26 de Juno em clima de festa arrancou a obra de modernização do Cais dos Pescadores de Caminha, um investimento de cerca de 900 mil euros, que contempla a requalificação e revitalização da Frente Ribeirinha da.
Augusto Porto, presidente da Associação de Profissionais de Pesca do rio Minho e Marque destacou o sentimento vivido hoje pela classe piscatória e adiantou que «os políticos começaram enfim a olhar para os pescadores e para a pesca de forma «diferente,  depois de décadas de abandono. Neste momento, está-se a preparar o futuro e o futuro vai ser brilhante», sublinhou.
«Hoje é o dia mais feliz do nosso mandato»,  referiu Miguel Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Caminha, lembrando, ainda, que se fez justiça a uma classe que é «muito importante para a economia do concelho.
Por sua vez, Miguel Alves, líder da autarquia caminhense, destacou a importância desta intervenção e na marginal, sublinhando, ainda, que o «tempo em que os pescadores foram esquecidos, o tempo da conversa, dos desenhos e do powerpoint acaboo».
A modernização do Cais de Pesca integra, como referimos, o projeto de requalificação da marginal de Caminha, já concluído, e prevê, especificamente, o aumento da área útil do cais, o prolongamento da ponte-cais, a reparação/beneficiação da rampa-varadouro e das estruturas para amarração as embarcações e recuperação das escadas para acesso às embarcações, a instalação de um novo guincho na rampa e o incremento da capacidade de atracação dos barcos. O investimento é financiado pelo Programa Operacional Mar 2020 em 75.
Velho sonho, mas concretizado! …



Sem comentários:

Enviar um comentário

É tempo de descanso! …

O Agosto chegou e com ele o esperado descanso! … Sim, porque também nós precisamos de descansar, mas sempre atentos ao que passa no nosso co...